Nova versão 2019 da X-ADV com novas cores e grafismos.

Nova versão 2019 da X-ADV com novas cores e grafismos.

Via: Honda Brasil

Inovações fazem parte do DNA da Honda, cuja história é pontilhada por modelos que surpreenderam seja do ponto de vista da tecnologia como também do design. Apresentada como um “concept model” no Salão de Milão ao final de 2015, a scooter Honda City Adventure foi recebida pela crítica e público como uma verdadeira lufada de ar fresco no mundo das duas rodas.

Poucos meses depois a versão definitiva entrou em produção. Batizada de Honda X-ADV e logo identificada como uma espécie de “SUV de duas rodas” por combinar características de dois mundos aparentemente distantes, o das maxitrail capazes de encarar qualquer tipo de percurso e o das práticas scooter, veículos urbanos por excelência.

A ousadia de mesclar qualidades de veículos tão opostos nasceu no centro de R&D – Research & Development (pesquisa e desenvolvimento) da Honda baseado em Roma, na Itália, e resultou na genuína crossover X-ADV, modelo que sintetizou de maneira genial as qualidades dinâmicas de uma motocicleta aventureira à praticidade de uma scooter de alta cilindrada.

 

O design da X-ADV é rústico e sofisticado ao mesmo tempo. A atitude off-road é imediatamente percebida através das suspensões de longo curso, indicadas para encarar terrenos difíceis, e pela escolha das rodas raiadas calçadas com pneus mistos. Os freios contam com sistema ABS de dois canais e dimensionamento digno de uma maxitrail de alta performance.

O motor bicilíndrico paralelo de 745 cc está acoplado à transmissão DCT (Dual Clutch Transmission), de embreagem dupla, no qual o câmbio sequencial de seis marchas pode ser usado na modalidade D (Drive), que privilegia as mudanças de marcha automáticas em regime de rotação mais baixos ou em uma das três opções da modalidade S (Sport), que oferece níveis para o aproveitamento da potência do motor em regimes de rotação progressivamente mais elevados.

Teclas posicionadas no punho esquerdo do guidão permitem ainda realizar trocas de marchas através de um simples toque com a ponta do dedo indicador (subir marchas) ou do polegar (reduzir marchas).

Na versão 2019 da X-ADV foi introduzido o HSTC (Honda Selectable Traction Control) com dois níveis de atuação, cuja função é limitar o patinamento da roda traseira em terrenos de baixa aderência. Tal sistema que pode ser desligado. Outra novidade da X-ADV 2019 é a tecla G, posicionada no painel de instrumentos, e que maximiza a tração em uso off-road.

Detalhes como o guidão de alumínio cônico, protetores de mão e o painel de instrumentos vertical no melhor estilo rally entregam o caráter fora de estrada da X-ADV. Tais componentes convivem em harmonia com o amplo porta-capacete sob o assento, o para-brisa com cinco níveis de regulagem, cavalete central e a Smart-Key, dotações típicas das melhores scooters.

 

Concebido com o intuito de expressar seu espírito de aventura em cada detalhe, o design da Honda X-ADV chama a atenção em diversos aspectos: a carenagem frontal é ao mesmo tempo elegante e robusta. As carenagens laterais privilegiam ângulos pronunciados e dão à silhueta da X-ADV um andamento curto, condensado, marcadamente vertical.

Ajustável em cinco posições sem que seja preciso recorrer à ferramentas, o eficiente para-brisa permite uma variação em inclinação de até 11º e de 136 mm em altura, o que facilita encontrar a posição ideal para diferentes usuários e tipos de uso, rodoviário ou urbano.

O sistema de iluminação full-LED é composto por um grupo ótico dianteiro duplo complementado por discretos indicadores de direção. Atrás, a característica lanterna de lente dupla e o par de indicadores de direção permite imediata identificação do X-ADV mesmo à noite.

Equipada com painel digital LCD cujo design foi inspirado nas Honda CRF450 Rally, a X-ADV oferece uma instrumentação muito completa, com velocímetro digital central, conta-giros circular e indicador de marcha inserida. Na parte superior e inferior da tela retangular foram posicionadas diversas luzes-alerta enquanto informações de consulta mais frequente como dados de consumo, autonomia restante e opções relativas ao HSTC ocupam a parte superior do display. Nível de combustível, modo de transmissão selecionado, relógio, temperatura ambiente, hodômetros (total/parcial) e calendário completam as informações da tela.

Um retângulo destacado ocupa espaço solidário ao suporte do guidão e nele estão luzes-alerta – anomalia no sistema ABS, freio de estacionamento, alerta Smart-Keye neutro do câmbio. O comutador de ignição e as teclas que comandam a abertura do assento e tampa do reservatório de combustível estão posicionadas em uma estrutura cujo desenho foi idealizado prevendo o eventual apoio dos joelhos em pilotagem em pé, típica do fora de estrada.

Robustos protetores de mãos, com design semelhante aos dos usados na Honda CRF1000L Africa Twin se encarregam de desviar chuva e vento, assim como impedir os impactos durante a prática de off-road. Mesma função tem a espessa (2,5 mm) placa de proteção instalada sob o motor.

O espaço de 21 litros de capacidade sob o assento permite abrigar um capacete integral e dispõe de iluminação por LED e tomada 12 V. O cavalete central proporciona maior estabilidade ao estacionar em terrenos irregulares assim como facilita a manutenção.

A X-ADV é equipado com a Smart-Key, sensor que basta ser portado pelo usuário em um bolso para que, ao alcançar um raio de dois metros de distância, possibilite o destravamento da direção e ignição, assim como a abertura do assento e tanque de combustível. Duas teclas na Smart-Key permitem funções diferentes: a que desativa a função presencial do sensor e a que aciona o lampejar das luzes, facilitando a identificação do veículo à distância.

A Honda X-ADV pode ser equipada, opcionalmente, de um Kit Top Box, composto de mala traseira de 35 l de capacidade cujo encaixe ocorre sem que haja necessidade de adaptações. Outro acessório opcional é o protetor de carenagem, uma estrutura tubular que é fixada em pontos originais sem necessidade de alterações e ajustes. 

 O motor que equipa a Honda X-ADV é o bicilíndrico paralelo SOHC de 745 cc e arrefecimento a líquido, semelhante ao que equipa a NC750X. Tal projeto privilegiou a entrega de torque elevado desde as mais baixas rotações e a redução de componentes – o comando de válvulas, por exemplo, também serve para acionar a bomba d’água.  Aliado ao câmbio DCT, este motor é capaz de oferecer acelerações instantâneas e retomadas de velocidade vigorosas.

A Honda X-ADV 2019 tem preço público sugerido de R$ 55.998,00 (base Estado de São Paulo). As cores disponíveis são o Cinza Fosco e Vermelho. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

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